Seu site está preparado para a geração móvel?

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Seu site está preparado para a geração móvel?

Descubra se seu site está preparado para smartphones e tablets e conheça dicas de como otimizá-lo.

O acesso aos sites da empresa via mobile adquire cada vez mais presença na nossa rotina. Por isso, os sites devem estar preparados para que os usuários possam ter uma experiência satisfatória ao acessá-los por meio de smartphones e tablets. O seu site está preparado para isso? Em muitos sites não há preocupação nem planejamento com relação a esta nova mídia, e acabam por perder diversos acessos e oportunidades devido a este detalhe.

  • Sites mobiles que possuem uma má qualidade não serão recomendados por 57% dos usuários;
  • A fuga para a concorrência devido a uma má experiência com o acesso ao mobile é de 71%;
  • A velocidade de carregamento do site é muito importante: 71 % dos usuários querem que o site em mobile carregue na mesma velocidade que se tivessem acessado eles via desktop;
  • 22% dos visitantes sequer tentam carregar um site pela segunda vez.
  • O abandono do site mobile após a busca é 10% maior do que em um site normal.

Ainda sobre a importância de um site estar preparado para o mobile, o GoMo Brasil cita o seguinte case:

“Sem uma experiência otimizada para dispositivos móveis, eles notaram baixas taxas de conversão e de receita por visita. Ao precisar oferecer uma experiência de compra ideal em celulares a tempo da temporada das festas de fim de ano do quarto trimestre, em apenas quatro meses, a Beyond the Rack criou uma estratégia para celular que os permitiu mostrar todo o inventário e fornecer uma experiência de check-out. Hoje, as vendas em celulares somam até 44% do total de vendas.”

Estes números deixam bem claro a importância de um site estar bem apresentado e preparado para a geração mobile, certo?

Confira agora algumas dicas que irão ajudá-lo a planejar o seu site:

Mobile dedicado ou responsivo: qual a diferença entre eles?

Sites de mobile dedicado são aqueles criados exclusivamente para celular. Na prática funciona assim: você possui um site para quem navega desktop e outro para quem navega por meio de dispositivos móveis.

A vantagem é que você pode criar um site com funcionalidades exclusivas para celulares e tablets. A desvantagem é que você terá o dobro do custo, tanto em tempo quanto em dinheiro, pois terá que criar, manter e atualizar dois sites.

Sites de mobile responsivo são sites projetados para responderem a diversas plataformas. Na prática, você cria um site que se adapta ao desktop e aos dispositivos móveis. A grande vantagem está na facilidade e na praticidade de manter este site, além de ser menos custoso que o mobile dedicado. A desvantagem está na dificuldade em criar funcionalidades exclusivas para o site mobile.

Devo usar Flash ou HTML?

Muitos smartphones apresentam grande dificuldade em carregar sites em flash. Iphones não carregam sites em flash, não tem jeito. Há muitos casos de empresas que perderam clientes devido a este detalhe. Um site em flash é muito difícil de ser adaptado para dispositivos móveis, além de ser muito pesado e estar indisponível para muitos tipos de smartphone. Creio que esteja bem claro que é muito mais vantajoso usar HTML. Isso porque nem citamos que flash possui grande desvantagem em indexação no Google, e dificulta qualquer trabalho de acessibilidade no site.

Você já ouviu falar do Mobile First?

A importância de pensar e planejar um site para a tecnologia mobile já está mais do que comprovada. Tanto que alguns designers defendem o mobile first. Funciona assim: o site é primeiro pensado para um dispositivo móvel, para depois ser pensado para desktop. Em teoria, um site mobile first possuirá uma melhor usabilidade, pois será mais simples e focará apenas nas funcionalidades que realmente interessam. Ou ainda, conforme afirma Luke Wroblewski, principal defensor do mobile first:

“O mobile não deixa espaço para nenhum conteúdo de relevância duvidosa. Você precisa saber o que realmente importa. Para fazer isso, você precisa conhecer bem os seus usuários e o seu mercado.”

Estas são algumas dicas e ideias para inspirá-lo a desenvolver o melhor site! O que você achou? Tem alguma dúvida ou sugestão? Tem alguma história para contar sobre sites mobile? Então comente!

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